28 setembro 2010

Trânsito: Educando para vida

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) de Lei n° 9.503, de 23 de setembro de 1997/97, é considerado como um dos códigos mais avançados do mundo, pois uma das mais significativas inovações, incluir o tema trânsito no currículo escolar, determinando entre outros aspectos, a implementação da educação para o trânsito em todos os níveis de ensino.
Acreditamos que por meio da educação será possível reduzir o número de mortos e feridos em acidentes de trânsito e construir uma cultura de paz no espaço público. Isso porque a educação para o trânsito requer ações comprometidas com informações, mas, sobretudo, com valores ligados á ética e a cidadania. (PERES, ALFREDO- Diretor da Denatran, Basil, 2009.)
No período de 20 a 24 de setembro a E.R.C. São Miguel desenvolveu o projeto “Trânsito: Educando para vida”, através de palestras, imagens, vídeos e de situações simuladas o projeto foi desenvolvido e sem esquecer o lúdico o processo de ensino e aprendizagem foi bem sucedido entre nossos alunos.

Desfile 7 de setembro



A E.R.C. São Miguel apresentou para a população de Augusto Corrêa em seu desfile do dia 7 de setembro o Tema: Brasil, um país de diversidades e valores culturais, por acreditar que para viver democraticamente em uma sociedade plural é preciso respeitar os diferentes grupos e culturas que a constituem. Estavam lindas as balizas carregando as flâmulas com as siglas do nome da escola.
A diversidade cultural de nosso país veio representada pelos ritmos e danças, o pluralismo religioso, a arte, culinária e vestimenta que compõem a identidade cultural do povo brasileiro.
Todas as regiões foram muito bem representadas por personagens que já fazem parte do patrimônio cultural de cada região, como: a vendedora de acarajé, o Lampião, os cavaleiros da Congada e o típico gaúcho da região Sul.
O esporte que também é instrumento de interação entre os povos proporcionando respeito as diferenças, a solidariedade,o trabalho de equipe também foi muito bem representado por nossos alunos.
Nosso parabéns e muito obrigado a todos os profissionais da Escola São Miguel e pais de alunos que não mediram esforços para que mais uma vez o grito da independência ecoasse no município de Augusto Corrêa.

09 setembro 2010

IDEB - Índice de desenvolvimento da educação básica

O índice de desenvolvimento da educação básica é medido a cada dois anos e o objetivo é que o país a partir do alcance das metas municipais e estaduais tenha nota 6,0 em 2022, correspondente a qualidade do ensino dos paises desenvolvidos.
A Escola São Miguel orgulhosamente quer dividir sua alegria com todos aqueles que visitam este blog pelos resultados resultados alcançados no IDEB de 2007 de 4,1 e de2009 de 4,5. Vale ressaltar que este índice demonstra a responsabilidade e compromisso com que cada servidor desta escola dedica a educação. Parabéns a esta equipe nota 10, que tem contribuido com a educação no município de Augusto Corrêa.

Ser pai é...

Ser pai é acima de tudo, não esperar recompensas. Mas ficar feliz caso e quando cheguem. É saber fazer o necessário por cima e por dentro da incompreensão. É aprender a tolerância com os demais e exercitar a dura intolerância com os próprios erros.

Fonte: http://www.recadosonline.com/dia-dos-pais.html

I Seresta dos Pais



Este é um ano, no qual muitos eventos estão acontecendo pela primeira vez em nossa escola. Após vários torneios em comemoração ao dia dos pais chegou a vez dos pais dos alunos da Escola São Miguel serem homenageados através de uma serestaque aconteceu dia 27 de agosto em nossa escola: mensagens, vídeos, brincadeiras, música ao vivo e sorteios animaram a noite. Parabéns a todos os papais que participaram desta linda festa!!

Sarau Literário


Aconteceu na Escola São Miguel o I Sarau Literário com o tema "O lugar onde vivo: Minha expressão poética no mundo da leitura e escrita",sob o comando de nossas coordenadoras e das professoras Helena Teixeira e Suzara Oliveira tudo o que foi planejado foi executado com maestria. Nesta manhã nossos alunos apresentaram suas construções poéticas que foram avaliadas pelos técnicos da Semed. Todos são vencedores, no entanto a poesia da aluna Raissa da 4ª série foi a grande escolhida do Sarau. Parabéns a todos os que estavam envolvidos em mais este evento de nossa escola!!!