25 março 2011

Natal Solidário do ano de 2010





Família na Escola
No 23 de maio houve a abertura do Projeto Família na Escola nos turnos manhã e tarde. Foram ministradas durante a semana oficinas de Puff, com a utilização de garrafas Pet's, oficinas de caixas decorativas, ministradas pela coordenadora Marilene Pessoa, oficina de bijouterias com a professora Ana Carolina Barreto, além de um dia de beleza oferecido pela escola São Miguel, às mães sorteadas. O projeto culminou na sexta dia 27 de maio, com palestras de assistente social do Cras, representante da Assembléia de Deus, da SEMED, e representantes das famílias do E.C.C. Em seguida, a direção da escola serviu um coquetel para os presentes.









I Seminário de Educação Infantil
No dia 20 de maio, as professoras da escola São Miguel participaram do "I Seminário de Educação Infantil", promovido pela SEMED. O encontro aconteceu no Centro de Nazaré, e dentre as apresentações, os alunos da educação infantil das turmas do Pré I e II, das professoras Gisele e Francinalva, apresentaram a musica dramatizada: "Os Direitos da Criança", da Mara Maravilha.



Passeata contra o abuso e a 
exploração sexual a crianças e adolescentes.
   No dia  18 de maio os alunos da 4ª sèrie da professora Bàrbara participaram da passeata contra o abuso e a exploração sexual a crianças e adolescentes.

 FESTA DAS MÃES
No dia 12 de maio aconteceu na escola São Miguel, a homenagem ao dia das mães. A programação contou com brincadeiras, sorteios, premiações para a mãe do ano e um belo café da mnhã como coquetel.







FESTA DA PÁSCOA
No dia 28 de abril, aconteceu a culminância do projeto Páscoa, na escola São Miguel. A programação aconteceu no quintal da escola, e teve a participação dos alunos, professores, pais e funcionários. Dentre as atividades houve a apresentação das crianças, cantando, encenando, além de brincadeiras, premiações e em seguida, o coquetel.








I MOSTRA ÍNDIGENA URUMAJOENSE
No dia 19 de abril, data em que se comemora o dia do índio, foi promovido pelo departamento de cultura a I MOSTRA ÍNDIGENA URUMAJOENSE, que realizou uma programação na quadra Manoel Sady, com apresentações voltadas para a cultura indigena. Dentre as apresentações a escola São Miguel, encenou uma peça teatral com a história, "A Fuga da Índia Miraci" do livro "A Gleba Urumajoense" de Antônio Coutinho de Campos Sales. A peça foi apresentada pelos alunos da 4ª série da Profª Bárbara.




TEATRO DE BONECOS
No dia 14 de abril, o departamento de cultura, promoveu a apresentação de um teatro de bonecos, aos alunos da escola São miguel. As crianças dos turnos da manhã e da tarde, prestigiaram e se divertiram com as estórias contadas pelos bonecos. 






ENCONTRO LIBERAL NA ESCOLA
No dia 06 de abril, Augusto Corrêa sediou no centro de Nazaré, o encontro regional do Liberal na Escola, onde participaram os municípios de Bragança, Capanema, Augusto Corrêa e Tracuateua. Nas programações pela manhã, houve a participação dos professores do município de Augusto Corrêa, o professor Mateus e Genésio, e a professora Tamila Gomes da escola São Miguel, ambos relataram as suas experiências com a utilização do jornal liberal nas suas metodologias em sala de aula. A Professora Tamila, desenvolveu o seu projeto no ano de 2009 e 2010, nas turmas de 3ª/8 e 3º/9, tendo alcançado ótimos resultados quanto ao desenvolvimento da leitura e escrita destes alunos com o seu projeto, “Contação de histórias e jornal na escola”. No turno da tarde, houve várias oficinas na Escola Manoel Sady. 


REFORÇO ESCOLAR
Nos dias 30,31de março e 01 de de abril, aconteceu o Reforço Escolar, com o tema: Dinâmica Especial de Aprendizagem. No dia 01, foi realizando a Gincana, finalizando o reforço no primeiro horário. E, no segundo horário, foi realizada a reunião de pais e mestres, a 1ª do ano e do 1º bimestre. 


PROJETO MEIO AMBIENTE

Nos dias 21 e 22, a Escola São Miguel, iniciou o projeto Meio Ambiente e a continuação dos Valores e Civismo.
No dia 21 pela manhã, a diretora Socorro Navegantes fez a abertura do projeto, para os pais, alunos, professores e comunidade em geral. E, em seguida distribuiu os cestos  de coleta seletiva, para plásticos, papel e vidros, com o objetivo de ensinar aos seus educandos a importância de cuidar do ambiente, e desde já separar esse lixo, para que possa ser reciclado.   








JORNADA PEDAGÓGICA

Nos dias 15, 16, 17 e 18 de março, a SEMED realizou a Jornada Pedagógica e Planejamento 2011, com o tema “Formação Docente na Contemporaneidade: desafios, habilidades e atitudes para o sucesso da aprendizagem”. As professoras, coordenadoras e diretora da Escola São Miguel, se fizeram presente valorizando a importância deste evento para a organização dos trabalhos na escola.



CARNAVAL SÃO MIGUEL 2011

No último dia 25 de fevereiro, a escola São Miguel realizou junto com professores, alunos e demais funcionários o baile de carnaval. Os blocos percorreram as ruas dando uma volta no quarteirão, espalhando alegria e diversão aos alunos e para a comunidade que assistia.










COLAÇÃO DE GRAU DA EDUCAÇÃO INFANTIL
07/01/2011
Os alunos do Pré II, da Escola São Miguel, tiveram sua 1ª colação de grau no último dia 07 de janeiro de 2011. O evento aconteceu no Ginásio José William Laurentino às 18:00.
O evento contou com a ilustre presença da Secretária de Educação do município Rosenilde Cunha de Assis, que prestigiou a bela cerimônia, juntamente com a professora Socorro Barreto, a diretora da escola Socorro Navegantes, as professoras e demais  funcionários da escola, pais de alunos e comunidade.
O evento também contou com a participação especial dos alunos do Pré I, que apresentaram uma dramatização com a história da "Cigarra e a Formiga", que enfocou sobre os valores como, solidariedade, amizade, respeito... Valores estes que vem sendo trabalhados na escola durante o ano letivo. Encerrando com essa linda cerimônia o ano letivo de 2010.







NATAL SOLIDÁRIO SÃO MIGUEL.
No decorrer do 4º semestre os alunos e funcionários da Escola São Miguel coletaram alimetos não perecíveis, roupas e sapatos usados para as doações do natal solidário.
Uma equipe de alunos foram as casas mais carentes dos bairros da nossa cidade, doar cestas básicas, roupas, brinquedos e sapatos usados.
Também foi doado pelos funcionários da escola, uma casa, no dia 28 de Dezembro de 2010.
A família que recebeu a casa ficou muito grata a escola.



 
< Através dessa bela lição solidária, a Escola São Miguel ensina nossas crianças a serem Humanos, a preocuparem - se com o próximo. Pois, a sociedade que vivenciamos hoje, ensina nossos jovens a serem cada vez mais egoístas. A escola por sua vez, deve contribuir não só na formação profissional dos alunos, mas também na formação moral e humana.Formando assim, adultos comprometidos com o outro e fatidicamente com o mundo.




 Nas fotos à cima, as professoras da São Miguel com a diretora Socorro e a propritária Helena, na entrega da casa para a família que foi agraciada com a nova moradia.

Deus;
Passei tanto tempo Te procurando
Não sabia onde estavas.
Olhava para o infinito, não Te via...
e pensava comigo mesmo: será que tu existe?
Não me contentava na busca e prossegui.
Tentei Te encontrar nas religiões e nos templos.
Tu também não estavas,
Te busquei através dos sacerdotes e pastores,
também não te encontrei.
Senti-me só, vazio, desesperado e descrente.

E na descrença te ofendi, e na ofensa tropecei,
e no tropeço, caí, e na queda, senti-me fraco,
fraco procurei socorro, no socorro, encontrei amigos, nos amigos encontrei carinho, vi nascer o amor, com amor, vi um mundo novo, e no mundo novo resolvi viver, o que recebi resolvi dar e dando alguma coisa, muito recebi e recebendo, senti-me feliz, ao ser feliz, encontrei a paz.

E tendo a paz foi que enxerguei que dentro de mim é que
Tu estavas e sem procurar-te foi que te encontrei.
scrapespirita.blogspot.com/